8 de jan de 2010

As maiores palavras da língua portuguesa

Postado por Alice Gonçalves às 11:21
Essa matéria é: 
Olha o que eu achei no wikipedia:

As maiores palavras da língua portuguesa são:

1. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que define uma pessoa acometida por uma doença pulmonar causada pela aspiração de cinzas vulcânicas, chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose ou pneumoconiose. O vocábulo de 46 letras ganhou seu primeiro registro no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (página 2242) em 2001.

2. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é nome da doença cuja palavra para o portador ocupa o primeiro. Também chamada de pneumoconiose — forma resumida e atual — é causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Inclusive, tal enfermidade é a maior palavra do inglês: pneumoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, com 45 letras, uma a menos que no português.
3. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (ou fobia) de pronunciar-se palavras grandes ou complicadas. Contém 33 letras.

4. Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras, é a quarta maior palavra do nosso idioma. O maior advérbio da língua portuguesa descreve algo que é feito contra a constituição.
5. Oftalmotorrinolaringologista, o especialista em doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, ocupa o quinto lugar deste ranking, com 28 letras.
6. Inconstitucionalissimamente ocupa sexto lugar. O advérbio, com 27 letras, é sinônimo de anticonstitucionalissimamente. É tida geralmente como a mais longa palavra de língua portuguesa pelo Guinness Book of Records. Possui 27 letras e é um advérbio que designa o mais alto grau de inconstitucionalidade.



Palavras não consideradas

*O plural das palavras não é considerado. Senão, a maior palavra seria Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos.

*Termos técnicos usados na química e em outras ciências. Por exemplo, tetrabromometacresolsulfonoftaleína, um corante usado em reações. A tal palavra ocuparia o terceiro lugar, com 35 letras. Nesse contexto, a maior palavra do mundo seria o nome químico para a proteína conhecida como Titina , que contém 189819 letras.

Vejam o nome cientifico dela nessa página:
http://www.sarahmcculloch.com/luminaryuprise/longest-word.html


*Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilphiokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopterygṓn - Nome de um prato fictício criado por Aristófanes. Possui 182 letras.


Ufa!É de perder o fôlego nao é mesmo?

1 comentários:

Anônimo disse...

Puxa,q palavrão!

Related Posts with Thumbnails
 

Tudo e mais um pouco... Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Emocutez